Produto relacionado

A opção de Produtos Relacionados deve ser utilizada para relacionar produtos com preços iguais. Desta forma você terá a garantia que todos os produtos ali relacionados terão o mesmo preço de venda.

O Relacionamento de Produtos só garante o preço de venda como igual, o preço de custo será controlado separado. Pode-se ter produtos relacionados com custos diferentes, mas não com preços de vendas diferentes. Vamos explicar em mais detalhes logo abaixo com um exemplo.

Exemplo prático de utilização

A utilização de Produtos Relacionado pode ser aplicada em diversas situações, por exemplo digamos que você tenha um mercado e lá comercializa vários sabonetes da mesma marca, tamanho porém com aromas diferentes.

  • Sabonete Rosas
  • Sabonete Chá de Erva Doce
  • Sabonete Óleo de amêndoas
  • Etc

Saboneste JNJ

Todos esses sabonetes possuem o mesmo tamanho, marca porém tem códigos de barras diferentes pois são de aromas diversos, não são o mesmo produto. Você deve ter cadastrado 8 produtos diferentes conforme a imagem acima.

Ocorre que você recebeu um novo lote do Sabonete de Rosas e o preço deste sabonete foi reajustado de 1,00 antes para 1,50 agora.

Em um sistema sem os recursos do E-Trade você teria que mudar o preço dos outros 7 sabonetes manualmente para 1,50. Agora imagina isso varias vezes ao mês e com diversos produtos no seu estabelecimento na mesma situação, teria um trabalho gigantesco. Isso sem contar no risco de ter produtos ali com preço antigo e vende-los abaixo do valor de mercado atual.

Com os produtos relacionados é possível adicionar os 8 sabonetes e quando mudar o preço do Sabonete Rosas para 1,50 o E-Trade entenderá que todos os outros 7 devem ter o mesmo preço e irá sozinho sem comando algum reajustar os demais produtos. Com isso você terá um ganho de produtividade gigantesco no seu estabelecimento.

Também terá a garantia de que todos os preços sempre serão iguais para todos os produtos do relacionamento, evitando assim muitos erros e deixando seus clientes mais satisfeitos e confiantes no seu estabelecimento.

Isso foi só um exemplo simples de aplicação do Produtos Relacionados que pode ser muito mais poderoso com o tempo a medida que você for evoluindo o controle dentro do seu negocio com o sistema E-Trade.

Outro ponto importante a ser destacado é que o CUSTO dos produtos relacionados não é replicado. Isso foi feito de proposito, porque muitos desses produtos podem ter sido comprados em momentos diferentes. Para manter intacto o lucro dos produtos ao longo do tempo, mantivemos esse custo inalterado.

Algumas regras

Para o bom funcionamento dos recurso de relacionamento tivemos que criar algumas regras para sua utilização.

  • Não é permitido relacionar um produto que já esteja relacionado com outro produto.
  • Não é permitido incluir um produto sem relacionamento em um que já tenha relacionamento. Para incluir um produto num relacionamento já existente deve-se acessar um dos produtos já relacionados e dele adicionar esse novo produto.
  • Ao adicionar um novo produto no relacionamento e esse novo produto já tiver preços de venda esses serão perdidos e ele passará a acompanhar o preço dos relacionados.
  • Não é permitido ter preços de vendas diferentes para produtos relacionados. Se precisar de ter que mudar o preço de apenas algum dos produtos relacionados, esse produto deve ser primeiro retirado do relacionamento para só então ter seu preço alterado de forma independente.
  • Independente do preço do produto que você alterar no relacionamento o sistema irá replicar de forma dinâmica e inteligente para os demais produtos.
  • Os preços de custo não são relacionados, conforme explicamos na seção acima.
  • Se adicionar uma nova tabela de preço para algum dos produtos do relacionamento, essa tabela será replicada para os demais, assim como funciona na alterações de preço.

Como utilizar

Para utilizar os produtos relacionados acesse o passo a passo abaixo:

  • Clique em Estoque
  • Produtos
  • Localize o produto que deseja relacionar ou cadastre um novo.
  • Clique na guia Relacionamento
  • Localize e selecione o produto que deseja relacionar e clique em OK.
  • Você pode adicionar todos os produtos que desejar e no final clique em Salvar para gravar essas alterações no banco de dados.

Pronto agora qualquer alteração de preço em um dos produtos será replicada nos demais.





Comentários






Copyright © 2014. All Rights Reserved