Antes de tudo

Algumas dicas e regras para realizar o teste de troca de versão:

  • Vamos criar um grupo com o pessoal que está testando, poste no grupo só problemas de bug, evite ficar falando sobre outros assuntos pois atrapalha os programadores que precisam de ir vendo os bugs que foram abertos.
  • Não mande melhorias no grupo, reporte apenas bugs, melhorias é para outro momento. Entenda-se como bug algo que já existe e não está funcionando como deveria.
  • Não tenha medo de reportar os bugs, mesmo que você acha que não seja. Na dúvida é melhor sempre reportar.
  • Defina no grupo quem vai testar no tema DARk e LIGHT. Observe as telas que estão fora do padrão, reporte para o pessoal corrigir.
  • Defina quem vai testar o banco padrão do instalador e quem vai testar com o banco padrão de alguns estados, por exemplo um para o RJ e outro para SP é meio que obrigatório.
  • Copie o conteúdo do teste para um documento do word, marque de verde o que foi certo e de vermelho os problemas que você encontrou, depois volte nos que estão em vermelho e teste novamente, permanecendo o bug reporte no grupo.
  • No grupo coloque a imagem e abaixo a descrição do erro, não post no grupo sem a imagem, pois os programadores usarão elas para controle. Alguns bugs podem não ser possível salvar a imagem, então salve ao menos a tela.Um exemplo abaixo:

  • Frisar isso pois a Ludmilla na versão anterior mandou vídeo do Loom e não anexou imagem.

  • Os programadores, para sinalizar as tarefas usaremos os emojis:

    • Em execução ! (Lembrar o dev de quando colocar essa ! já quando começar a ler o bug já colocar para evitar que dois olhem para o mesmo bug)
    • Fake bug X
    • Corrigido V
  • Programadores colocar o emoji em cima da imagem.

  • Programadores dar commit no unstable com a seguinte regra "v33 geisa ajuste tela...". Sendo v+umero da versão, depois nome de quem abriu o bug e por fim o que foi feito. Dar um commit por ajuste realizado.

  • O pessoal do teste é proibido usar os mesmo emojis dos programadores, pois eles serão usados para controle do que foi feito.

Atualização

  • Rodar Instalação E-Trade;
  • Rodar a Atualização;
  • Testar Update (volte para a versão 0 do banco e mande rodar o update pra ver se ele vai passar em todos corretamente);
  • Testar registro E-Trade e PDV;
  • Testar se vai gerar boleto;

Cadastros

  • Cadastrar Filial;
  • Configurar o bot
  • Cadastrar Partner;
  • Configurar NFe e NFCe para Homologação;
  • Cadastro CRM;
  • Cadastro de Funcionário;
  • Cadastro de Grupo de permissões;
  • Cadastro de ticket e etiquetas(inclusive mala direta)
  • Cadastrar operação de OS;

Para emissão de Nota em Homologação usar as descrições abaixo:

Cliente: NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL

Produto: NOTA FISCAL EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL

Configurar bridge e a cada cadastro, conferir se foram corretamente pra estação.

Detalhes da configuração: http://vrsystem.info/publico/post.aspx?Id=ae7b0371-b1c6-45d4-92da-e43ae05aeb65

Produtos

  • Cadastro de Produtos(Normal, Grade e Serviço);
    • Cadastrar pelo menos 3 situações(Isento, Subst.Tributária e Tributado);
    • Testar o clone e copiar e colar impostos entre operações de classe imposto.
  • Cadastrar Cor e Tamanho;
    • Construir uma grade.
  • Cadastro de classe, subclasse, grupo, família, classificação mercadológica e marca;
  • Cadastrar insumo;
  • Montar composição;
  • Cadastrar adicional;
  • Cadastrar Combinado;
  • Cadastrar produto com promoção: Atacarejo com "a partir de" e "a cada";
  • Testar impressão de etiqueta
  • Contagem de estoque

Entradas

  • Dar entrada de produtos e conferir no estoque
  • Importar XML; 
    

Utilizar esse XML e ver se vai calcular o ST: 11_xml_jmc_teste_importacao.xml

  • Ver se esta calculando corretamente os impostos;
  • Importar XML de grade;
    • Testar cadastrando o produto e localizando o produto
  • Conferir o código de associação dos produtos
  • No cadastro de produto, conferir o código do fornecedor na aba Fornecedores
  • Testar a associação de padrões da classificação e classe de imposto para um fornecedor
  • Doc referenciado c/ NFCe Faça uma venda de NFCe para um cliente, depois vai na tela de entrada e faça uma devolução dessa venda, como se o cliente estivesse devolvendo a mercadoria pra loja, daí referencia a NFCe na nota de devolução.
  • Importar nota com desoneração ver se o sistema vai calcular o preço certo, veja por exemplo o item 15 tem desoneração o custo dele deve ficar em 22,56, xml pode ser encontrado aqui: https://cl.ly/97d9acfe7196/download/31190223797376000174550000038051901710588595_2_fe574f16-0478-4a19-9787-11150e35b1ee.xml

Transferência

  • Testar transferência entre filiais, após confirmar conferir se saiu do estoque de uma e entrou no estoque da outra
  • Testar conferência(principalmente questão da permissão)
  • Testar o gerar saída a partir de uma transferência
  • Abrir esse movimento de saída, e clicar em abrir transferência. Conferir se o movimento está correto.

Saídas

Vendas

Dar uma olhada se debitou do estoque durante as vendas

  • Saída(Com 1 e mais itens, no máximo 4 itens);
  • Saída itens(Normal e Grade);
  • Saída de produto fabricado
  • Fazer vendas no dinheiro, parcelado, cartão e cheque. Sempre conferir os movimentos no caixa
  • Troca: http://vrsystem.info/publico/post.aspx?Id=de76d695-d1c5-4c6f-aae8-83c1735c44b9
  • Emitir NFe
  • Com(Isento, Subst.Tributária e Tributado);
    
  • Fazer NFe com IPI
  • Fazer NFe com soma de ST
    
  • Ver se esta calculando corretamente os impostos;
    
  • Ver questão do frete (cuidado para não colocar frete e deixar o tipo "sem frete", todo teste um erra isso e acha que é bug);
  • Despesas acessórias
  • Dados da observação;
  • Emitir NFCe
  • Com(Isento, Subst.Tributária e Tributado);
    
  • Emitir NFe e NFCe para um cliente do exterior. Seguir o manual: http://vrsystem.info/publico/post.aspx?Id=d6b8b173-13f5-4945-86e5-108bbd896d0e Dados do cliente aqui e aqui e NCM 44170010
  • Emitir NFCe
  • Com(Isento, Subst.Tributária e Tributado);
    
  • Emitir NFe e NFCe para um cliente do exterior
  • Emitir NFe e NFCe com o estado de Goias
  • Testar cancelamento, inutilização de nfe e nfce
  • Testar impressão de ticket
  • Testar obrigatoriedades de clientes: http://vrsystem.info/publico/post.aspx?Id=cba111a7-7236-4760-87d0-82ec23fb67ce
  • Testar desconto e acréscimo;
  • Emitir nota com desoneração um xml com exemplo de configuração aqui: https://cl.ly/97d9acfe7196/31190223797376000174550000038051901710588595_2_fe574f16-0478-4a19-9787-11150e35b1ee.xml

Descontos

Lance os seguintes itens com as seguinte qtde e valores, irá dar 45,75 aplique 0,05 de desconto na venda e veja se ele vai zerar os 4 primeiros itens, depois tente emitir uma nota para ver se vai dar tudo certo.

Devolução

  • Testar nota de devolução pra fornecedor

OS

  • Testar cadastro de tipo e situação;
  • Configurar na tela de saídas situação padrão para abertura e fechamento de OS;
  • Configurar na tela de saídas operação padrão de NF;
  • Testar fechar e reabrir OS
  • Testar Efetivar e Estornar conferindo o histórico do produto;
  • Gerar NF produtos
  • Testar Imprimir ticket de OS

Financeiro

  • Consultar o caixa durante os movimentos de venda e principalmente os de troca
  • Cadastrar formas de pagamento

Carnê Rápido

  • Lançar uma venda de 100,00 receber 20,00 no valor recebido dinheiro digitando e clicando no recebimento rápido.
  • Verificar conta em aberto de 80,00
  • Consulta histórico da conta de 100,00 se foi gerado a quitação de 20,00 e conta de 80,00
  • Fazer o mesmo procedimento no botão Avançado
  • Colocar limite no cadastro do cliente e conferir a movimentação desse limite
  • Conferir no carnê rápido contas geradas em filiais diferentes da filial logada
  • Desconto, Acréscimo e cancelar juros e multa.
    • Desconto simulações especificas
      • Puxar uma conta de 12,00 e tentar dar um desconto de 50,00 ele deve acusar Erro e não deixar prosseguir.
      • Puxar uma conta de 200,00 aplicar um desconto e colocar o valor final de 5,00, ele deve permitir e dar um desconto de 195,00 na conta ao confirmar no OK.
      • Puxar 3 contas de 5,05 cada, vai dar total de 15,15 e aplicar um desconto de 5% para ele jogar para 14,39. Confirmar no OK, conferir se foi aplicado selecionado as três contas na grid.
      • Puxar 2 contas de 5,05 e 7 contas de 4,50 vai dar o total de 41,60 aplicar desconto de $3,00 ele tem que fechar em 38,60. Confirmar no ok, conferir selecionando na grid.
  • Impressão de contas.

Testes PDV com banco novo

  • PDV (Configuração);
  • Venda PDV: http://vrsystem.info/publico/post.aspx?Id=68e668ec-eb3d-4de2-bf84-6be0549d8d45
  • PDV impressão(NFCe e Ticket); (Pode utilizar PDF)
  • Balança;
  • Gaveta;
  • Tentar abrir um caixa que esteja aberto em outro usuário
  • Testar troca de operação
  • Troca de tabela
  • Alterar preço unitário
  • Fechamento de Caixa;
  • Conferir se o total saiu do caixa certo e entrou no correto
  • Conferir os totais do Relatório de Fechamento;
  • Envio automático de NFC-e;
  • Troca simplificada
  • Venda de produto de promoção

PDV teste de vendedores

  • Configurado COM a opção de solicitar vendedor e manter o vendedor do movimento:

  • Abra uma venda com o vendedor A e lance um item pra ele.
    
  • Feche e abra pelo buscar f5. Ao abrir o movimento, o sistema não pode pedir vendedor e ao lançar um novo item deve ficar no vendedor A, ou seja, o movimento e o movimento produto devem ficar no nome do vendedor A. (Conferir isso pelo Etrade)
    
  • Abra uma venda, informe o vendedor B e busque a venda feita anteriormente pelo vendedor A. Lance um novo item. Tudo do movimento deve estar no nome do vendedor A.
    
  • Com essa venda você tente trocar o vendedor para o B utilizando o -codigoDoVendedorB e também troque pelo Outros - Trocar Vendedor alt+v ambos os casos devem ser bloqueados.
    
  • Finalize a venda recebendo e sem sair da tela digite um novo código. Ele deve pedir o vendedor novo para o novo movimento: informe o vendedor B, vá no E-Trade e veja se todos os itens da venda anterior e dessa nova estão com o vendedor correto.
    
  • Configurado com a opção de solicitar vendedor e SEM a opção de manter o vendedor do movimento.

  • Abra uma nova venda informando o vendedor A
    
  • Feche e abra o movimento pelo buscar f5. O sistema deve pedir um novo vendedor. Informe o vendedor B e lance um item. Esse item deve ficar no nome do vendedor B, porém o movimento deve ficar no vendedor A e o primeiro item lançado anteriormente também.
    
  • Abra uma venda informe o vendedor B e busque a venda feita anteriormente pelo vendedor A. Lance um item que deve entrar no vendedor B e o movimento deve continuar no A.
    
  • Saia da venda e abra novamente a venda carregando de qualquer forma que queira, troque o vendedor para o B utilizando o -codigoDoVendedorB e também troque pelo Outros - Trocar Vendedor alt+v ambos os casos lance itens e eles devem entrar no B.
    
  • Finalize a venda recebendo e sem sair da tela digite um novo código ele deve pedir o vendedor novo para o novo movimento informe o vendedor B, vá no E-Trade e veja se todos os itens da venda anterior e dessa nova estão com o vendedor correto.
    
  • Cliente com vendedor obrigatório

  • Fazer o mesmo teste acima nos dois casos, porém quando no final do movimento escolher um cliente que tenha vendedor obrigatório isso passará a ser prioridade e todos os vendedores dos itens lançados e do movimento devem ser trocados para esse vendedor do cliente, independente se tiver marcado para manter o do movimento na configuração. No caso essa opção é a que tem maior prioridade. 
    

Testes Gourmet com banco novo

  • Gourmet(Configuração);
  • Gourmet impressão(NFCe e Ticket); (Pode utilizar PDF)
  • Venda(Mesa);
  • Venda(Comanda);
  • Venda de combinado
  • Juntar mesa
  • Juntar comanda
  • Associar comanda à mesa
  • Produto com Adicional(Ver se muda o valor);
  • Pedido;
  • Impressão de Itens para setor(Cozinha, Bar etc..); (Pode utilizar PDF) - Testar com produto normal e fabricado. Regra: Se os insumos do produto fabricado tiverem área de impressão eles serão impressos também, caso contrário, apenas o produto fabricado(pai) será impresso. Não serão impressos insumos de produtos fabricados que foram marcados como Baixar estoque via ordem de produção
  • Delivery – Testar taxa informando cliente;
  • Enviar nota com delivery
  • Desmembrar Item;
  • Desconto Item;
  • Desconto Total;
  • Acréscimo;
  • Verificar Totais de Itens;
  • Verificar Totais de Movimento;
  • Usar configuração de pessoas por mesa, ver no Total se esta dividindo corretamente;
  • Habilitar couvert
  • Testar uma venda com combinado
  • Testar uma venda com Kit
  • Testar uma venda de um kit que leve um combinado.

Testes para o relatório de vendas por recebimento

Testar as seguintes situações em todos os modulos PDV, Saídas e Gourmet

Essa query ajuda vc a limpar o banco para remover todas as vendas daquele dia, permitindo que o relatório seja resetado para conferencia. Se quiser limpar outra data só trocar o getdate()

delete mf from Movimento_Financeiro as mf inner join movimento as m on mf.Movimento__Ide = m.Ide where cast(m.data as date) = cast(getdate() as date)
delete mp from Movimento_Produto as mp inner join movimento as m on mp.Movimento__Ide = m.Ide where cast(m.data as date) = cast(getdate() as date)
delete mn from Movimento_NFe as mn inner join movimento as m on mn.Movimento__Ide = m.Ide where cast(m.data as date) = cast(getdate() as date)
delete from movimento where cast(data as date) = cast(getdate() as date)
  • Venda 20 troca 8 recebe 20 em dinheiro e troco em credito

din 20 outros -8

  • venda 20 troca 8 recebe 12 em din

din 32 outros -8

  • venda 20 troca 28 recebe 8 de troco gerando credito

din 32 outros -16

  • venda 20 troca 28 recebe 8 de troco sem gerar credito

din 24 outros -16

  • nota: antes isso não podia, depois da v35 Kaidou liberamos então agora é possível ajustar para ver se o valor vai bater com o que coloquei abaixo em dinheiro, senão, ajuste aqui no post e remova esse comentário. @damon
  • venda 20 recebe 30 em dinheiro gera credito

din 54 outros -26

  • venda 20 recebe 30 em cartão gera credito

din 54 cartão 30 outros -36

  • vende 20 recebe 30 em cartão e não gera credito

não pode deixar passar

  • venda 20 recebe 20 em credito

din 54 cartão 30 outros -16

  • venda 20 recebe 30 em credito e gera 10 de credito

din 54 cartão 30 outros 4

  • venda 20 recebe 30 em credito e não gera credito

não pode deixar passar

  • venda 20 recebe 20 em conta bancaria

din 54 cartão 30 outros 24

  • venda 20 recebe 30 em conta bancaria sem gerar credito

não pode deixar passar

  • venda 20 recebe 30 em conta bancaria e gera credito

din 54 cartão 30 outros 44

  • venda 20 recebe 30 em dinheiro e não manda gerar credito

din 74 cartão 30 outros 44

  • devolve 10 paga em dinheiro do caixa

din 64 cartão 30 outros 44

  • devolve 10 e manda gerar credito

din 64 cartão 30 outros 34

  • devolve 10 e paga com deposito bancaria

din 64 cartão 30 outros 24

  • devolve 10 e paga gerando uma conta a pagar

din 64 cartão 30 outros 14

Testes avançados estoque

Montar o roteiro

  • Crie um adicional, Ex: Coca
  • Crie um adicional, Ex: Batata
  • Criar um produto Big Mac e colocar a Coca e batata como adicional com a opção de Com/Sem
  • Criar um produto Trio Big Mac como Kit e colocar Coca e batata como adicional
  • Criar um produto ComboPizza como Combo e colocar Coca e a batata como adicional
  • Pegar um dos Sabores da pizza e colocar a Coca como adicional
  • Pegar a Batata e dizer que ela pode ter a Coca de adicional
  • Zerar o estoque da Coca

Realizar o procedimento

Passar as vendas abaixo diretamente sem fechar o movimento, iniciar e ir até o fim. A venda deve ser efetivada para conferirmos o estoque. O "Estoque" abaixo se refere a Coca.

Nos vamos dar baixa na Coca e ela vai ficando com o Estoque negativo. Vamos acompanhar passo a passo o estoque.

  • Venda de um Big Mac e colocar o adicional Coca "Com"

Estoque -1

  • Venda de um Big Mac e colocar o adicional Coca como "Sem"

Estoque -1

  • Venda de um Big Mac e colocar o adicional Coca, depois remover ele e colocar a Batata.

Estoque -1

  • Venda de um Kit e não colocar adicional, mas colocar a Coca no Kit

Estoque -2

  • Venda de um Kit colocando a Coca no Kit e também colocar a Coca como adicional

Estoque -4

  • Venda de um Kit colocando a Coca no Kit e também colocar a Coca como adicional do Kit, adicionar a Batata no Kit, mandar adicionar um Adicional na Batata e colocar a Coca

Estoque -7

  • Venda de um Kit colocando a Coca no Kit, depois removendo do Kit e colocando a Batata, depois vai no Adicional coloca a Coca nesse mesmo item e depois remove e coloca a Batata no lugar. Isso é para testar se a remoção está funcionando corretamente. Depois efetivar o movimento.

Estoque -7

  • Venda de um Combo e colocar a Coca como Adicional no Combo

Estoque -8

  • Venda de um Combo e colocar a Coca como Adicional no Combo, também entrar numa metade da Pizza e colocar a Coca como adicional nesse metade.

Estoque -10

  • Venda de um Combo e Coloca a Coca depois remover em seguida adicionar a Batata adicional do combo, depois entrar na metade da Pizza e colocar a Coca como adicional e remover e depois adicionar a Batata como adicional.

Estoque -10

  • Venda de um Big Mac e colocar o adicional da Coca para pedir a quantidade ao solicitar informe 7

Estoque -17

Você vai zerar o estoque do item Coca novamente, vai fazer o procedimento acima novamente, porem dessa vez vai passar a venda mas não vai efetivar, antes de efetivar saia da venda e carregue-a novamente e só então efetiva para sabermos se ele vai baixar o Estoque no recarregamento do Movimento.