Definição

BLOCO K(CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE): Este bloco se destina a prestar informações mensais da produção e respectivo consumo de insumos, bem como do estoque escriturado, relativos aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e pelos atacadistas, podendo, a critério do Fisco, ser exigido de estabelecimento de contribuintes de outros setores.

Registros que geramos:

REGISTRO K001: ABERTURA DO BLOCO K

Este registro deve ser gerado para abertura do bloco K, indicando se há registros de informações no bloco.

REGISTRO K100: PERÍODO DE APURAÇÃO DO ICMS/IPI

Este registro tem o objetivo de informar o período de apuração do ICMS ou do IPI, prevalecendo os períodos mais curtos. Contribuintes com mais de um período de apuração no mês declaram um registro K100 para cada período no mesmo arquivo. A data de apuração sempre será o que estiver definido na geração do sped.

REGISTRO K200: ESTOQUE ESCRITURADO

Este registro tem o objetivo de informar o estoque final escriturado do período de apuração informado no Registro K100, por tipo de estoque e por participante, nos casos em que couber, das mercadorias de tipos 00 – Mercadoria para revenda, 01 – Matéria-Prima, 02 - Embalagem, 03 – Produtos em Processo, 04 – Produto Acabado, 05 – Subproduto, 06 – Produto Intermediário e 10 – Outros Insumos – campo TIPO_ITEM do Registro 0200. O estoque informado nesse registro será o que foi informado na data final do sped.

REGISTRO K230: ITENS PRODUZIDOS

Este registro tem o objetivo de informar a produção acabada de produto em processo (tipo 03 – campo TIPO_ITEM do registro 0200) e produto acabado (tipo 04 – campo TIPO_ITEM do registro 0200), exceto produção conjunta, inclusive daquele industrializado para terceiro por encomenda. Enviamos nesse registros todos os produtos definidos como fabricados no sistema.

REGISTRO K235: INSUMOS CONSUMIDOS

Este registro tem o objetivo de informar o consumo de mercadoria no processo produtivo, vinculado ao produto resultante informado no campo COD_ITEM do Registro K230 – Itens Produzidos. Enviamos todos os insumos informados no processo de uma produção no registro K230(que é seu produto fabricado).

REGISTRO K290: PRODUÇÃO CONJUNTA – ORDEM DE PRODUÇÃO

Este registro tem o objetivo de informar a ordem de produção relativa à produção conjunta. Nesse registros informamos o período da desagregação, informando a data inicial e final. No caso dos registros K290,K291 e K292 enviamos todas as informações referentes aos processos de desagregação do sistema.

REGISTRO K291: PRODUÇÃO CONJUNTA – ITENS PRODUZIDOS

Este registro tem o objetivo de informar a produção acabada de produto em processo (tipo 03 – campo TIPO_ITEM do registro 0200) e produto acabado (tipo 04 – campo TIPO_ITEM do registro 0200), ou seja, informamos quais são os produtos gerados a partir do produto principal.

Exemplo: Produto Desagregado: Dianteiro bovino

Itens Produzidos: Acém, Paleta, Miolo de paleta, etc..

REGISTRO K292: PRODUÇÃO CONJUNTA – INSUMOS CONSUMIDOS

Este registro tem o objetivo de informar o consumo de insumo/componente no processo produtivo, relativo à produção conjunta. Informamos qual foi o produto fabricado utilizado para fazer a desossa.

Exemplo: INSUMOS CONSUMIDOS: Dianteiro bovino Itens Produzidos: Acém, Paleta, Miolo de paleta, etc..

Observação

Caso 1º: Existem situação onde as empresas trabalham de forma diferente da produção, onde a produção é feita a a partir de uma venda quando os produtos que forem marcados como 'permite alterar composição'. Neste caso, geramos as informações necessárias para o bloco k baseados nos movimentos. Criaremos a ordem de produção baseado na data do movimentos, informarem no registro K230 o produto vendido com sua quantidade vendida, e nos registros K235 os insumos utilizado na venda.

Caso 1º: Quando o produto estiver marcado 'baixar estoque via ordem de produção' será gerado as informações a partir das produções, se não, será gerado a partir dos movimentos.

Obrigatoriedade

* É necessário marcar a check 'Gerar bloco k' para o sistema trazer os registros. * Apenas será gerado os registros do bloco K, desde que tenham registros de produção, desagregação ou vendas/movimentos onde os produtos são classificados como 'permite alterar composição'.

Dicas

Caso na validação do arquivo sped aconteça o seguinte erro: errocodigoitemregistro0210.png

Significa que provavelmente não existe registro desse produto na tabela Estoque Atual daquela filial. Para corrigir, para inserir um registro dessa filial no campo do cadastro de produto, estoque:

estoquefilial.png