Por padrão, ao enviar uma nota para receita, se esse produto for um kit ou um produto fabricado, ele irá mandar as tributações configuradas desses produtos principais.

Para que possa ser enviado as tributações dos seus itens/insumos, é necessário que a opção 'Desagrupar kit na venda' esteja marcada no cadastro de um produto que for do tipo kit, e um produto que for marcado como fabricado, lá tela de composição, marcar 'Desagrupar Itens', sendo assim, quando emitir uma nota fiscal, o sistema enviará as configurações de impostos dos itens que os compõem.

Produto kit

MarcacaoDesagruparKit.png


Produto fabricado

MarcacaoDesagruparItens.png

Com isso resolverá o problema das vendas dos produtos em que os seus itens tenham impostos diferentes, onde cada um terá sua particularidade tributária.

Exemplos

Vamos usar como exemplo um produto kit 'Trio Egg Bacon':

  • Itens:
    • X Egg Bacon
      • Imposto: Tributado
    • Refrigerante Coca Cola Lata
      • Imposto: Substituição Tributária
    • Milkshake
      • Imposto: Isento

Na tela de Saída, aparecerá o produto marcado como Kit: printtelasaidakit.png

No XML será enviado separadamente os itens/insumos que compõem o produto principal:

printxmlkit.png

Nada foi modificado quanto a impressão dos itens do kit, basta configura-los nos layouts de ticket e NFC-e caso precise que eles saiam na nota. 

O produto principal servirá como referência dos seus itens nos relatórios e consultas. Basicamente, ele acumulará todos os valores de impostos referentes aos itens. Então se você configurou nos itens um produto como tributado, outro como substituição tributária e outro isento, ele irá fazer um somatório destes impostos para o produto principal.

  • Exemplo do somatório de todos os impostos dos itens que compõem o produto principal:
Base_ICMS Valor_ICMS Valor_Pis Valor_Cofins Valor_Aprox_Trib
X Egg Bacon 6,00 1,20 0,36 0,30 1,21
Refrigerante Coca Cola lata 7,00 1,87 0,70 0,63 2,20
Milkshake 0,00 0,00 0,40 0,35 1,60
Trio Egg Bacon 13,00 3,07 1,46 1,28 5,01

Observação

  • Procure sempre configurar os preços dos produtos que compõem o kit mais próximo possível do preço venda que ele realmente custa, pois, serão esses preços que serão utilizados e calculados os impostos para o envio da nota a partir dos valores das classificações dos itens para o kit.
  • Na tela de composição do produto fabricado, quando este está marcado como 'Desagrupar Itens', habilitará um campo para digitar o percentual ou o valor do insumo para compor o preço do produto principal. Ainda que o valor unitário do produto fabricado mude durante a venda, o sistema irá recalcular os preços dos insumos baseado nos percentuais previamente cadastrado na tela da composição.

Como no exemplo abaixo, caso você tenha selecionado um produto da classificação 'Bebidas', independente do produto desta categoria, ele será vendido a R$ 6,00 e consequentemente seu imposto será baseado nesse valor.

montagemkit.png

  • Ao selecionar o produto que é o kit, o sistema já irá lançar seu valor final baseado no somatório dos preços da montagem do kit, então, para que não dê erro nos cálculos de imposto, obrigatoriamente terá que selecionar os produtos de todas as classificações que compõem o preço do kit, caso deixei um produto sem selecionar, haverá divergência de valores ao enviar a nota fiscal para receita.

gourmetkit.png

  • Na composição do produto fabricado, basta digitar o valor do preço ou do próprio percentual do insumo referente ao preço final do produto fabricado. A composição ficará completa quando a soma dos percentuais dos insumos chegar a 100% em relação ao produto fabricado. cadastrocomposicaodesagruparitens.png

Limitações na configuração do imposto

  1. Alguns campos de impostos dos itens não será somado no campo do produto principal, como percentual de icms, cfop, cst/csosn, dentre outros... Neste caso, nas consultas aparecerá apenas o imposto que foi configurado do próprio kit.
  2. Caso a venda tenha comissão, frete, acréscimo ou desconto, a nota fiscal será enviada corretamente, pois dividimos esses valores do kit para os itens.
  3. Não é possível configurar um produto que em sua tributação calcule um valor de substituição tributária que some na nota, da mesma forma o IPI. Caso alguns dos itens do kit que tenha sido essa configuração, a nota dará erro. O sistema sempre enviará o preço final que será do kit ou do produto fabricado, caso tenha um produto que tenha esses valores mencionados, dará divergência ao enviar a nota, pois, o valor do movimento/nota será divergente com o somatório dos itens. As tributações que são aceitas pela receita(60, 500, etc..) para NFC-e são tributações que não calculam o ST, IPI ou outro imposto que altere o Valor Final, então dificilmente haverá um caso em que precise enviar um produto que tenha como sua base o cálculo impostos que alterem o Valor Final.
  4. Não é possível habilitar a opção 'baixa estoque via ordem de produção' junto com a opção 'Desagrupar Itens'.
Black Progcriado em 06 jan 2022 alterado em 23 jun 2022

Manual Estoque Produtos

978 | 23