Configurando o E-trade para trabalhar em rede

Caso ainda não tenha configurado um micro que será o servidor, verifique o manual de instalação do E-trade


Configurando estação para acesso direto:

rede.png

Se vai utilizar o E-trade em outros computadores da sua rede precisaremos de configurar o acesso ao SQL na rede. Esta configuração faz com que o sistema nas estações acesse diretamente o banco do servidor e fique dependente do mesmo, ou seja, caso o servidor desligue ou o serviço do SQL pare, as estações também param.

caso precise que as estações fiquem independentes do servidor consulte o manual do bridge: como configurar o bridge

- PASSO 1: Configurando o servidor

Para que a estação consiga se conectar ao servidor, deve-se habilitar as portas da rede no SQL e no Firewall, seguindo os procedimentos abaixo:

Configurando no Firewall:

- Abra o Firewall com CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS

firewall.png

- Selecione uma REGRA no canto esquerdo e clique em NOVA REGRA no canto direito, depois selecione PORTA e clique em AVANÇAR

(o procedimento abaixo deve ser feito exatamente igual para regra de entrada e regra de saída, deve ser criado um em cada)

regras.png

- deve-se inserir a numeração da porta no campo PORTAS LOCAIS ESPECIFICAS, depois clicar duas vezes em AVANÇAR

(recomendamos para usa no rede interna a porta 1434)
SE A CONEXÃO FOR EXTERNA (DDNS, IP DE INTERNET FIXO, HAMACHI E ETC...) UTILIZE A PORTA 8100, TIVEMOS RELATOS DA 1434 NÃO FUNCIONAR CORRETAMENTE EM CONEXÕES EXTERNAS. LEMBRE-SE TAMBÉM DE ABRIR A PORTA 8100 NO ROTEADOR DO SERVIDOR. PARA VERIFICAR SE A PORTA ESTÁ ABERTA, INDICAMOS ESTE SITE

portas.png

- Por ultimo, nomeie a porta identificando qual a sua numeração para facilitar na visualização.

porta.png

Configurando no SQL CONFIGURATION MANAGER:

- Abra o EXECUTAR do Windows e cole o comando para abertura do manager: sqlservermanager12.msc

executar.png

- HABILITE a configuração de REDE TCP-IP para o protocolo do SQL2014.

tcp_ip.png

- Dê duplo clique sobre o TCP-IP depois de habilitado, vá em ENDEREÇOS IP e informe a porta dentro de IPALL na PORTA TCP, clique em OK e depois REINICIE o serviço do SQL.

tcp_ip_1434.png

SE A CONEXÃO FOR EXTERNA (DDNS, IP DE INTERNET FIXO, HAMACHI E ETC...) UTILIZE A PORTA 8100, TIVEMOS RELATOS DA 1434 NÃO FUNCIONAR CORRETAMENTE EM CONEXÕES EXTERNAS. LEMBRE-SE TAMBÉM DE ABRIR A PORTA 8100 NO ROTEADOR DO SERVIDOR. PARA VERIFICAR SE A PORTA ESTÁ ABERTA, INDICAMOS ESTE SITE

FEITAS AS CONFIGURAÇÕES DE PORTA NO SERVIDOR, ANOTE O IP DO MESMO, POIS IREMOS PRECISAR DELE. AGORA PODEMOS PROSSEGUIR PARA A ESTAÇÃO.

- PASSO 2: Configurando a estação

Para instalar o sistema na estação, devem ser baixados os dois arquivos na página de download e instalados na ordem abaixo, executando todos os dois arquivos como administrador , assim como a instalação no servidor.

  • 1º - Instalador : sempre rodar

  • 2º - Atualizadores: usar o mesmo usado no servidor

    • Stable
    • Unstable

Feita a instalação dos arquivos, deve ser verificado e configuradas as permissões de controle total nas propriedades da pasta E-trade para que possa ser acessado o sistema.

  • Depois de inseridas as permissões na pasta, deve ser configurado o acesso da estação direto no servidor, esse procedimento é feito via ArqID.Este arquivo deverá conter IP da máquina que será o servidor (IP que anotamos no fim do passo 1) da seguinte maneira:
IP_SERVIDOR\NOME_INSTANCIA_SQL,PORTA_SQL
192.168.0.1\SQL2014,1434

arqid.png

  • Dentro da pasta E-trade, deve ser inserido o banco padrão do estado, substituindo o banco inicial que vem na pasta depois de rodar os arquivos, pois este banco vem vazio e o do estado já vem com algumas configurações básicas para iniciar o uso. baixe o banco padrão no portal: Banco Padrão .

  • Inserido o banco padrão, deve-se verificar se o banco está em uma versão equivalente ao sistema. Para isso, executamos o Update automatic, para fazer esse procedimento. A versão apresentada no E-trade é a versão do sistema, já a versão presente no update automatic é a versão do banco de dados. Ambos os campos abaixo devem esta iguais, caso o do update automatic esteja menor, deve se clicar em executar. Caso o do E-trade seja o menor, deve se atualizar o sistema.

  • Feito todos os Procedimentos acima, o sistema esta pronto para uso.

Caso tenha problemas ou dificuldades em instalar o sistema, entre em contato com o nosso suporte:

Caso precise marcar um treinamento entre em contato com o setor comercial:

Atendemos no WhatsAPP de 08:00 às 19:00 após esse horário atendemos até às 23:00 apenas por ligações nos nossos ramais.



0 29
Oliveira
22/02/2021


Comentários






Copyright © 2014. All Rights Reserved