Manual de Contagem E-Trade

O menu de contagens do E-Trade é um ótimo recurso para fazer correções no seu estoque caso tenha algum erro ou até mesmo para os usuários do E-Trade que nunca tiveram controle de estoque e agora desejam controlá-lo produto a produto.

1. PARA USUÁRIOS BRIDGE

Para usuários que utilizam o modo bridge é necessário atualizar o cadastro de produtos e estoque dos mesmos antes de iniciar qualquer passo da contagem. Antes de iniciar a contagem basta abrir o bridge e clicar no botão “Sync cadastros”.

2. PRIMEIROS PASSOS

Para acessar o menu de contagens acesse as seguintes opções:

  • Ao abrir o E-Trade, clique na seção “Estoque”
  • Clique na subseção “produto”
  • Clique na Aba “Estoque”, após isto, clique em “Contagem de Estoque”

3. ZERANDO O ESTOQUE

3.1 PRIMEIRO MEIO PARA ZERAR ESTOQUE

Em algumas situações onde o usuário não tem controle de estoque é aconselhado zerar seu estoque completamente antes de fazer a contagem, assim produtos com estoque negativo não o prejudicarão, poupando-lhe tempo que seria perdido com cuidados extras, sendo um processo simples e rápido.

Para zerar o estoque, abra o menu de contagem. Clique nos botões "Novo", em seguida "Salvar" e "Zerar", por último clique em "Efetivar".

zerando_estoque_modo_1.png

3.2 SEGUNDO MEIO PARA ZERAR ESTOQUE

No menu de contagem selecione a opção “Novo”, note que os filtros presentes na aba “Dados” agora ficaram disponíveis para alteração. Nesta mesma aba nos filtros “Lançamento” e “Efetivação” selecione as opções “Atualizar quantidade” e “Atualizar estoque” respectivamente. No filtro “Tabela” pode se deixar a que já está selecionada ou marcar uma que seja do interesse do usuário.

zerando_1.png

Vá na aba “Seleção” e Marque “Lançar produtos com quantidade zero.” E clique em “Adicionar itens”

OBS: Caso queira zerar apenas o estoque de uma classe específica, antes de clicar em “adicionar itens” selecione a nos filtros de classificação mercadológica.

Agora clique “Efetivar” para terminar o processo e aguarde. Assim o estoque será zerado.

zerando_2.png

4. CONTAGEM

Para se fazer a contagem sempre se deve clicar no botão “Novo” e selecionar na aba “Dados” nos filtros “lançamento” e “Efetivação” a forma como se deseja fazer a contagem. Com base em dois conceitos se escolhe essa forma: Incrementar ou Atualizar. Por exemplo, para um estoque como o seguinte:

exemplo_estoque_defalt.png

4.1 FILTRO: LANÇAMENTO

Nesse filtro será selecionado como se deseja lançar a contagem no sistema havendo duas formas para se fazer isso:

lancamento_opcoes.png

4.1.1 ATUALIZAR QUANTIDADE

Ao selecionar essa opção de filtro, quando for inserida a quantidade de cada produto que foi contado, o sistema substituirá o valor contado anteriormente pelo inserido, por exemplo:

exemplo_de_estoque_2.png

lancamento_atualizar_quantidade_2.png

Ao clicar em “OK” a contagem de Coca Colas que era 5 unidades será atualizada para 8 unidades.

atualizando_quantidade_3_v1.png

Atenção, para visualizar a quantidade atualizada da contagem após clicar em “OK” é necessário clicar no botão “Atualizar lista de produtos”.

Atencao_.png

Note que a Coluna “Diferença”, na célula referente a Coca Cola teve seu valor alterado de 0 para 3. Essa alteração acontece pela função desta coluna de mostrar a diferença entre sua nova contagem e o estoque anterior, basicamente (Contagem - Estoque = Diferença), logo: 8-5=3.

4.1.2 INCREMENTAR QUANTIDADE

Ao selecionar esta opção de filtro, diferentemente da opção de ”Atualizar quantidade” que substituía o valor que estava na contagem por um novo, esta vai somar a contagem todos os valores que forem adicionados ao campo “Qtde”. Por exemplo, na contagem de Coca Cola que está com 8 unidades, ao colocar 1 na “Qtde” a contagem deverá ir para 9 unidades e posteriormente ao colocar 3 na “Qtde” a contagem deverá ir para 12 unidades, segue visualização:

incrementando_contagem_1.png Contagem_incrementada_para_9_unidades.png incrementando_contagem_em_3.png Contagem_incrementada_para_12_unidades.png

4.2 FILTRO: EFETIVAÇÃO

A contagem só causará mudanças no estoque após ser efetivada, clicando no botão “Efetivar”(localizado no canto superior esquerdo da tela),porém há de escolher entre duas opções como a contagem influenciará o estoque: “Incrementar estoque” ou “Atualizar estoque”.

filtro_de_efetivao.png

4.2.1 INCREMENTANDO ESTOQUE

Com a opção de “Incrementar estoque” selecionada, a contagem será somada ao estoque, por exemplo para a seguinte contagem e estoque:

efetivando_estoque_com_incrementao.png Estoque_apos_efetivar_usando_incrementar_estoque.png

Note que após efetivar a contagem o sistema mostra apenas uma mensagem no rodapé da tela e não atualiza a coluna de estoque, para visualizar as alterações de estoque feitas pode-se pesquisar o produto no campo de pesquisa intitulado “Código”; retirar um relatório de estoque ou abrir uma nova contagem com os produtos que a nova coluna de estoque virá atualizada.

1.png

4.2.2 ATUALIZANDO ESTOQUE

Com a opção “Atualizar Estoque” selecionada, os valores de estoque serão substituídos pelo os da contagem, por exemplo para a seguinte contagem e estoque:

Efetivando_contagem_com_atualizando_estoque.png Estoque_apos_efetivar_atualizando_estoque.png

5. DIVERSOS E DÚVIDAS FREQUENTES

5.1 É NECESSÁRIO FINALIZAR A CONTAGEM OU PODE-SE TERMINAR EM OUTRO MOMENTO?

Não, pode-se fechar o menu de contagem em qualquer momento e reabri-la posteriormente, basta clicar no botão “Salvar” antes de fechar

salvar.png

Para reabrir a contagem basta clicar no botão “Buscar” e localizar por data a contagem que estava sendo feita:

Botao_buscar.png buscar_opes.png

Para continuar a contagem basta dar 2 cliques na desejada.

5.2 CONTAGEM RÁPIDA DE ESTOQUE

Este campo é utilizado para realizar a contagem rápida de estoque e conferência do mesmo se necessário. Na aba produtos faz se o seguinte processo:

  • Código: Coloca-se o *(asterísco) ou F2 e o código do produto para seleção do produto a ser contado.
  • Qtde: Digita-se a quantidade que deseja colocar no estoque.
  • Confirmar (ENTER): ao terminar de selecionar seus itens para entrada no estoque ,aperte esse botão para confirmar a solicitação.
  • Limpar (ESC): limpa o campo código.

Para efeito de conferência se apertarmos o botão #(cerquilha) ou F3, mais o código do produto é possível verificar o estoque atual do mesmo.

5.3 VÍDEO MANUAL



Phillipe - 11/02/2019

Comentários






Copyright © 2014. All Rights Reserved