Cadastro de Classes de Impostos

Esta tela será utilizada para cadastrar as classe de impostos para cada tipo de produtos. Caso ocorram alterações nos impostos, ao invés de alterar produto a produto, altera-se apenas o cadastro da classe e, consequentemente, todos os produtos pertencentes a ela serão atualizados.

Crie uma classe para cada tipo de imposto, para a grande maioria das situações a criação de duas classes já atenderia, você pode fazer algo como:

1 - Substituição 2 - Tributado integralmente

Uma vez criada essas duas classes você vai defini-las nos produtos, assim quando vender um produto e queira que seja em substituição, informaria a classe 1.

Lembre-se de configurar as operações após cadastrar as classes de imposto.

Abrir tela :

  • Selecione o módulo ESTOQUE;
  • Clique no menu Classe de imposto

Na tela superior de cadastro de classe de impostos, além de se criar uma nova classe de imposto é possível editar e apagar as mesmas.

Botões

  • Código: Onde se define um código numérico para a classe de imposto a ser cadastrada. O usuário pode definir o código ou ao clicar na seta o próprio sistema gera um código sequencial.

  • Nome: Onde será definido o nome do código.

  • Salvar (F2): Ao terminar o cadastro basta apertar este botão para fechar a tela.

  • Salvar e continuar (F3): Caso o usuário deseje continuar cadastrando duas ou mais classe de impostos aperte este botão.

  • Novo (F5):Clique para iniciar um novo cadastro.

Cadastro

Ao clicar no botão Novo será possível a inclusão de novas classe de impostos. É possível determinar um código sequencial e logo após determinar o nome da classe de imposto a ser utilizada. Em seguida basta clicar em Salvar (F2), caso esteja finalizado o cadastro de classe de impostos ou, caso queira cadastrar duas ou mais classe de impostos clicar em Salvar e continuar (F3).

Para um novo cadastro clique em Novo (F5).

Edição

Na tela superior ao clicar no botão Alterar, é possível realizar alterações nas classe de impostos cadastradas anteriormente. Não é possível redefinir o código da classe de imposto já cadastrada, apenas o nome da mesma. Logo após efetuadas as modificações, basta clicar em Salvar (F2), caso esteja finalizada a alteração de classe de impostos ou, caso queira cadastrar duas ou mais classe de impostos clicar em Salvar e continuar (F3).

Apagar

Para apagar uma classe de imposto cadastrado basta encontrá-la em buscar e clicar em apagar. Na tela de confirmação basta clicar em OK e a classe de imposto será apagada do banco de dados.

Gerenciar Operações

Ao selecionar uma classe de impostos já cadastrada basta clicar no botão gerenciar operações para que seja aberta uma nova tela. Nessa nova tela é possível adicionar, alterar e apagar as classes de impostos.

É nessa tela de gerenciamento de Operações que você vai configurar os impostos, CFOP, etc para a classe de imposto.

Adicionar Operação

  • Campos:

Ao clicar nesse botão um novo menu aparece e dentro dele as seguintes guias: Geral, ICMS, Impressora Fiscal, PIS/CONFINS

Dentro da guia Geral: serão configurados o Tipo, Operação, CFOP e os Estados.

  • Tipo: aqui seleciona-se o tipo de operação. Estão classificados em Entrada e Saída.
  • Operação: seleciona-se a operação em si. Ex.: venda, devolução, troca, etc.
  • CFOP: Código Fiscal de Operação, permite selecionar o tipo de CFOP (estadual/interestadual) para cada tipo de operação.
  • Estados: seleciona em qual estado está sendo feita a operação.
É importante ressaltar que o estado nativo é definido no ato do cadastro de filiais. Qualquer estado diferente daquele que foi ali definido é considerado interestadual. Geralmente você deve adicionar uma configuração para o estado onde sua filial se encontra e depois outras configurações para os demais estados.

Dentro da Guia ICMS serão configurados o CST ou o CSOSN.

Verificar junto à contabilidade qual serão os itens a serem escolhidos, levando-se em conta se o estabelecimento é adepto ou não do SIMPLES.

Dentro da guia Impressora Fiscal serão configurados os tipos de ICMS (Tributado, Não Incidente, Isento, Substituição)

Dentro da guia PIS/CONFINS serão definidos os tipos e os percentuais de PIS/CONFINS da operação a ser cadastrada.

Após ter selecionado as preferências basta Salvar ou Salvar e continuar, caso queira prosseguir com a operação de cadastro.

Edição de Operação

Na tela superior ao clicar no botão Alterar, é possível realizar alterações nas classe de impostos cadastradas anteriormente. Não é possível redefinir o tipo ou a operação já cadastrados, apenas o CFOP. Logo após efetuadas as modificações, basta clicar em Salvar (F2), caso esteja finalizado a alteração de classe de impostos ou, caso queira cadastrar duas ou mais classe de impostos clicar em Salvar e continuar (F3).

Apagar Operação

Para apagar um imposto cadastrado basta encontrá-lo em buscar e clicar em apagar. Na tela de confirmação basta clicar em OK e o imposto será apagado do banco de dados.



Damon - 24/02/2016

Comentários






Copyright © 2014. All Rights Reserved