A Sefaz não permite emissão de origem e/ou descarregamento com mais de um estado, causando assim dúvidas de como proceder nesses casos. Iremos exemplificar cada um dos casos referente a essa questão.

CARREGAMENTO EM UMA UF E DESCARREGAMENTO EM DUAS OU MAIS:

ORIGEM: São Paulo
1° DESCARREGAMENTO: Rio de Janeiro
2° DESCARREGAMENTO: Bahia

Neste caso, deve-se emitir dois MDF-e para cada UF de descarga:

1° MDFe - Irá incluir todas as notas que terão a carga dentro do caminhão na origem. Colocando como origem 'SP', percurso 'RJ e MG' e destino 'BA'. Quando chegar no RJ irá encerrar esse MDFe.

2° MDFe - Após encerrar o primeiro MDFe deve ser enviado outro, informando somente as notas que continuarão o trajeto, com origem 'RJ', percurso 'MG' e destino 'BA'.

CARREGAMENTO_EM_MAIS_UFS.png


CARREGAMENTO EM DUAS OU MAIS UFs E DESCARREGAMENTO EM UMA:

1° CARREGAMENTO: São Paulo
2° CARREGAMENTO: Rio de Janeiro
DESCARREGAMENTO: Bahia

Neste caso, deve-se emitir dois MDF-e para cada UF de descarga:

1° MDFe - Irá emitir o MDFe com a carga coletada em SP e vai colocar como descarregamento BA. Colocando como origem 'SP', percurso 'RJ e MG' e destino 'BA', quando chegar no RJ para coletar o restante irá encerrar esse primeiro manifesto.

2° MDFe - Após encerrar o primeiro MDFe deve ser enviado outro, informando as notas anteriores que vieram de SP junto com as novas que estão sendo adicionadas às cargas no RJ, com origem 'RJ', percurso 'MG' e destino 'BA'.

DESCARREGAMENTO_EM_MAIS_UFS2.png

Fonte: Cartilha Nacional do MDF-e

Cartilha_mdfe_nacional_agosto_2016.pdf

Yannacriado em 03 set 2021 alterado em 21 fev 2025

Base conhecimento Comercial Manifesto

953 | 0