Cadastro de filiais é utilizado para guardar diversas informações importantes sobre a empresa, a partir dessa tela o sistema usa os dados para fazer emissão dos documentos fiscais.

Alguns alertas sobre cadastrar e alterar filiais.

  • Para usuários que trabalhem em rede é recomendável que altere a filial apenas quando tiver a garantia que nenhum movimento foi passado desde que abriu a tela.
  • Evite de ficar com a tela de filial aberta por muito tempo, principalmente em usuários de rede, pois ao salvar pode poluir informações importantes no banco.
  • O tamanho da logo da filial é 290 x 195 px

Alguns problemas que os técnicos podem se deparar ao salvar uma filial

Já detectamos alguns casos de duplicidade de numeração de nota, isso pode ocorrer:

  1. O técnico abre a edição da filial
  2. Nesse momento a última nota emitida foi 66.072 e esse número aparece no campo de última nota. Nota: Está 9 abaixo, mas é só ilustrativo para mostrar onde fica o campo, no caso aqui proposto iria aparecer 66702. NFCe.png
  3. Ele fica editando os dados ou deixa a tela aberta por um longo período de tempo.
  4. Nesse meio tempo são passadas algumas vendas, como as sequências 92.652 que tem a nota 66.073 e 92.653 de nota 66.074.
  5. Agora imagina que o técnico salva a filial que estava aberta no passo 2.
  6. O sistema teria no banco a última nota como 66.074, mas no formulário da filial ainda é "66.072", lembre-se que no passo 2 estava esse número, ao salvar a tela ele vai no banco e coloca a filial com última nota como sendo "66.072". IMAGEM_NOTA.jpg
  7. O cliente passa outras vendas no PDV, ele vai gerar novas sequência, como a 92.652 e ao emitir nota o sistema verifica que a última nota emitida na filial não é 66.074 do passo 4, mas sim 66.072 isso porque o técnico abriu o formulário e salvou a filial depois de ter passado vendas. Ao gerar um novo número de nota para a sequencia 92.652 ele vai gerar o 66.073, duplicando assim o número da nota. image_2021_12_21T13_14_53_614Z.png
  8. Imagem acima mostra o processo no banco, onde ao salvar a filial o técnico sobrescreve a informação que tinha no banco, com um dado que estava sujo, pois ele deixou a tela demasiadamente aberta por um período longo de tempo.

O que fazer para evitar isso

Algumas medidas podem ser feitas para evitar o problema acima.

  1. Evitar de alterar a filial quando o sistema estiver em funcionamento nas lojas, principalmente se estiver trabalhando em rede com todos conectados diretamente no servidor.
  2. Ativar bride nas estações evitaria esse problema.
  3. Antes de salvar a filial, conferir a última nota emitida na tela de saídas e atualizar na edição antes de salvar.

Onde mais pode ocorrer esse problema de poluição das informações

Isso pode ocorrer também com a sequência da filial, ocasionando duplicidade, as vezes você técnico já se deparou com clientes reclamando de duplicidade de sequencia e quem pode ter causado isso foi você mesmo, fazendo algo parecido com o que ocorreu com a última nota emitida acima.

Dados de última nota dos outros documentos fiscais.

Dados de tributação como regime tributário da empresa, trocar o regime com vendas em aberto e não efetivadas pode trazer sérios problemas.

De modo geral tente seguir as recomendações do tópico o que fazer para evitar isso.

Outras informações adicionais

Damoncriado em 06 jan 2022 alterado em 06 mar 2024

Manual Configurações Manual

4662 | 1