Nesse post vamos abordar algumas especificações e limitações da tela de pedido e principalmente, como usa-la. Essa tela é utilizada para realizar pedidos de compra e imprimir para enviar ao fornecedor. Temos outras telas para realizar pedidos, como a tela de Entrada, mas essa tela é ideal para quem tem múltiplas filiais, ou quem deseja listar toda uma classificação de itens para ir pedindo um a um.
Limitações da tela
1 - Produtos de grade.
Atualmente não é possível selecionar a grade dos produtos quando lançados diretamente na tela de pedido.
Para poder inclui-los é necessário fazer primeiro pela tela de entrada (método demonstrado mais abaixo neste manual) e depois de lança-lo é possível abrir o movimento na tela de pedido.
2 - Editar pedido:
Quando clicamos em prosseguir na aba de Dados, o sistema carrega na aba de Produtos apenas a parte visível da Grid. A medida que vai descendo a barra de rolagem é que ele vai carregando os itens com seus históricos de venda e compras de acordo com o tamanho da sua tela e quantidade de linhas configuradas no cadastro de funcionário.
Isso foi feito para otimizar o carregamento dos itens, evitando que o sistema fique pesado e demore a mostrar todos os itens a partir do filtro selecionado na aba Dados.
Ocorre que existe uma Limitação ao carregar um movimento para edição.
Na tela existe a opção de carregar o pedido, ao informar a sequencia na aba Movimento e clicar no OK, o sistema vai no banco e traz todos os itens desse movimento na aba de produtos, ele nesse caso carrega todos de uma vez, diferente do comportamento acima.
Ocorre que isso conflita com o comportamento mostrado acima. Assim sendo, se clicar em Prosseguir, Exibir todos, Exibir preenchidos o sistema irá voltar para o comportamento padrão de carregar apenas os itens exibidos de acordo com o filtro dos Dados e da quantidade de linhas do cadastro de funcionário e a medida que for descendo a barra de rolagem ele vai carregando mais.
Esses botão anulam a edição de pedido.
Como configurar a tela de pedido:
Acesse o botão configurações na parte superior direita da tela.
Usamos por padrão esta configuração de colunas na tela, mas você é livre para usar a que precisar.
Nesta tela existem diversos campos para inclusão, porem caso precise de um novo campo que a tela não tem, faça sua solicitação ao desenvolvimento aqui.
Gráficos: Venda e Compra. ( Melhor dia. Pior dia.)
-Dados por filial: (numeração a frente indica a filial) E-1: Estoque total - atual. C-1: Compras - Qtde de itens (conta pelo período da aba dados) V-1: Vendas - Qtde de itens (conta pelo período da aba dados) P-1: Quantidade pedida. (campo editável, pode ser preenchido na grid)
-Dados mensais: MM: Média mensal venda. quantidade de itens vendido por período DM: Demanda mensal. quantidade necessária para suprir a venda do produto, em relação aos período SC: Sugestão de compra. Demanda (DM) menos estoque total (E-T)
-Totalizadores: (soma todas as filiais) E-T: Estoque total C-T: Compra total V-T: Venda total P-T: Pedido total
Explicando algumas colunas do pedido de compra
As colunas foram apresentadas acima, aqui iremos apenas relatar detalhes sobre alguns campos especificos.
A média mensal (MM), é referente as VENDAS, ela é feita através das datas das movimentações, dentro de um período (informado na aba dados), ou seja, se você colocar um período de 1 ano, mas não tiver venda em cada um dos 12 meses, será considerado para a média apenas os meses que tiverem movimentação.
No nosso exemplo da imagem abaixo, temos um período de 1 ano (12 meses), porém tivemos vendas em apenas 2 dos meses (Janeiro e Março), então a nossa média, será feita usando os 2 meses. (V-1)180/ (Meses de venda)2 = (MM)90