Será necessário adquirir o serial do Ifood. Caso ainda não tenha, entre em contato com nosso setor comercial.
Faça os cadastros de todos os itens do seu cardápio. Posteriormente eles serão associados no Ifood.
Vá no Etrade em Financeiro>Caixa>Nova e crie um caixa no Etrade. Marque a opção de Caixa integração.
ATENÇÃO: Esse caixa precisará ser aberto pelo PDV ou Gourmet e não poderá haver mais de um caixa aberto com essa marcação. Para mais detalhes de como funciona o caixa integração, clique aqui
Ainda no Etrade, vá em Financeiro > Recebíveis > Administradora de Cartão. Recomendamos criar uma administradora para o Ifood adicionando a taxa. Caso não adicione a taxa, não irá aparecer para configurar no Bridge.
Crie as formas de pagamento do tipo: Dinheiro, Cartão Crédito e Cartão Débito em Financeiro > Recebíveis > Formas de pagamento. Os bancos padrões já têm essas formas cadastradas e não é preciso cadastrar essas novamente. NÃO é necessário preencher o código integração.
ATENÇÃO:
É necessário criar uma forma de pagamento Ifood associando a administradora de cartão criada acima, tipo Cartão. Essa forma será utilizada quando o cliente pagar direto pelo aplicativo.
É necessário também criar uma forma de pagamento Cupom Ifood com o tipo Cartão. Essa forma é usada quando o Ifood dá um cupom para o cliente.
Não pode ser inserido as parcelas, nem juros, nem acréscimo nas formas de pagamento do tipo Cartão.
Motivos de Cancelamento:
É necessário cadastrar no Etrade os motivos padrões de cancelamento do Ifood de acordo com os códigos deles.
No Etrade, acesse Configurações>Filial e na guia Geral clique em Motivo
Clique em Novo e cadastre com os códigos e nome de acordo com a tabela abaixo:
O motivo deverá ser Cancelamento movimento
Após isso, basta salvar.
Pizzas:
Se for utilizar a combinação das pizzas, deverá no Etrade fazer os seguintes cadastros:
Um item Pizza Combinado
Um item Massa que deverá ser marcado como adicional
Os sabores das pizzas
Obs: O item massa pode ter valores zerados caso você não for utilizar diferenciação entre as massas. Mesmo que você não use é obrigatório fazer o cadastro.
Os sabores serão associados ao Ifood. Para maiores explicações de como montar a combinação para uso no Gourmet, clique aqui.
No Ifood:
Faça o cadastro dos seus produtos no Ifood pelo Portal Ifood colocando no campo Código PDV dos itens o mesmo código principal do item no Etrade que deseja associar.
Caso o cardápio do cliente já esteja criado na plataforma do Ifood basta fazer as associações com os itens do Etrade. Lembrando que a prioridade sempre será os produtos no Ifood, isto é, se os valores de um determinado item no Ifood estiver diferente do valor do Etrade, será mantido o valor que está no Ifood.
Complementos:
O conceito de complementos do Ifood é o mesmo conceito de adicionais do Etrade. Vá em editar complementos, selecione o item e associe no campo Cod PDV o código principal do item no Etrade.
Para os adicionais vale a mesma ideia dos itens: sempre irá prevalecer o valor que está adicionado no Ifood.
Configuração das pizzas:
Cada sabor será um item e será associado ao Ifood da mesma forma como explicado acima
Para a configuração das massas, vá em Editar na classificação das pizzas no Ifood. Após isso vá no menu Massas, crie o item e no campo Cód PDV associe o Código principal do item Massa já previamente criado no seu Etrade.
Se a pizza tiver adicional, fazer a mesma configuração citada no passo Complementos
O código principal do produto que foi cadastrado como Combinado será associado no campo código do pdv na aba de Tamanhos da Categoria Pizzas no Ifood
No Bridge:
A partir de agora é onde será feita a integração do Etrade com o Ifood. A partir do momento que for ativado a integração, NÃO será mais possível utilizar o gestor de pedidos do Ifood, então só habilite a integração depois que os passos acima já estejam configurados.
Antes de ativar o módulo Ifood no bridge leia esse artigo aqui
Clique em ativar
Configure o tempo de sincronia em 30 segundos. Esse tempo é obrigatório pelo Ifood.
Vendedor é obrigatório. Se preferir, pode criar um vendedor Ifood para melhor visualização dos relatórios posteriormente.
Coloque a operação de venda. É obrigatório a configuração das classe de imposto na operação, caso contrário haverá erro ao descer os pedidos.
O produto genérico é usado para casos onde no Ifood há produto que ainda não esteja associado no Etrade e precisa estar marcado com o permite complemento. Crie um cadastro de um item apenas para isso, para não bagunçar os relatórios.
Tabela de preço é obrigatório, porém o preço sempre será o do Ifood.
As credenciais do restaurante são dadas pelo Ifood.
Configure as formas de pagamento como orientada no passo anterior.
Para ativar o Ifood
Entrar no portal do parceiro e logar com usuário e senha da loja do cliente
No menu a esquerda, clique em Chamados e ajuda
Clique em atendimento e abrir um chamado
O assunto será Suporte técnico o motivo Ativar integração com sistema de caixa
Ao abrir o chamado, peça para o suporte do Ifood as credenciais para ativar a integração. Eles passarão o Id e irão enviar o usuario e senha para o email do cliente
Esses dados que serão utilizados na configuração do bridge. Após configurar, peça para o Ifood enviar um pedido de teste
Se o pedido descer corretamente, peça para o Ifood ativar a integração. Após esse passo todos os pedidos do Ifood do cliente passarão a descer pelo monitor delivery e não mais pelo gestor de pedidos do Ifood. ATENÇÃO: É importante pedir para ativar a integração pois caso contrário os pedidos ficarão descendo tanto pelo ifood quanto pelo monitor de delivery do sistema
Para maiores detalhes, temos também disponíveis os vídeos com o passo a passo das configurações aqui, ou a seguir.
Antes de ativar, verificar
As configurações do bridge.
Tempo de configuração do monitor delivery.
Os cadastros dos motivos.
Ajustar os tickets com o cliente
Se TODOS os itens do ifood estão com o código pdv.
Se existirem produtos de produção no etrade, verificar se todos esses itens tem composição cadastrada, caso contrário, dará erro na integração.
CONSIDERAÇÕES
O ifood tem até 8 minutos para confirmação do pedido, então em caso de erro será necessário corrigi-lo o quanto antes, caso contrário o Ifood cancelará o pedido. Se 5 pedidos forem cancelados em seguida, o Ifood fechará a loja do cliente.
Em caso de dificuldade de corrigir os erros, é possível desativar a integração pelo chat do ifood seguindo os mesmos passos anteriores..
Se o bridge continuar com a mensagem de erro, pode-se ir na tabela Movimento_delivery_status na coluna PendenteIfood. Nessa coluna, o que estiver com 1, são os pedidos que não desceram, mudando para 0 para de ocorrer a mensagem. Mas cuidado, isso implicará em não descer o pedido.
O gestor ifood segue funcionando apenas para leitura. Ele auxilia a acompanhar os pedidos que o cliente está recebendo e também é uma forma de utilizar o chat.
Também é possível acompanhar se o cliente está recebendo pedidos pelo portal ifood com o login dele. É uma boa forma de verificar se estão todos os pedidos descendo para o Etrade.
Em caso de erro na hora de descer o pedido, o bridge fica fixo na tela, para que o cliente possa entrar em contato conosco para correção.