Instalar o E-Trade

Antes de iniciar a instalação do E-Trade, certifique se que o micro atende os Requisitos mínimos:

Processador: Acima de 2.5Ghz.

Memória RAM: Acima de 2GB.

HD: Acima de 15GB livres.

Sistema: Acima de Windows 7

(O E-trade NÃO foi desenvolvido para macOS )
  • O E-Trade NÃO funciona em versões Starter Edition do Windows

  • Caso seja instalado em windows 7, deve ser instalado o SP1, deve se rodar as atualizações do Windows e verificado a versão do Framework, pois para o uso do sistema, o mesmo deve estar, obrigatoriamente, em uma versão acima do 4.6.2.

(Lembrando que o windows 7 possui diversas limitações em relação ao envio de nota, talvez não funcione 100% em alguns micros)
Consulte o manual para instalação do DotNet: Instalar o Framework .Net 4.5

Sobre as versões e recursos do sistema:

  • O E-Trade está em constante evolução, periodicamente estamos lançando novas atualizações com recursos e correções. Recomendamos a todos os clientes e parceiros que mantenham o sistema atualizado.

  • Para poder ficar sempre por dentro dos novos recursos, ou até mesmo rever e aprender sobre recursos anteriores, podem acessar nossos Manuais do sistema ou se inscrever no nosso canal no youtube.

Atualmente o sistema trabalha com 2 tipos de versões, a Stable (Estável), que é a última versão oficial do E-Trade, ou seja, a última versão que passou pela equipe de Testes, essa versão não tem bugs conhecidos, portanto é a versão recomendada para ser instalada. E a Unstable (instável) que é a versão que recebe as melhorias mais recentes do sistema, essa versão pode ter bugs. É uma versão para os usuários que gostam de viver perigosamente.
  • Para fazer download das atualizações do sistema, deve acessar a pagina de downloads

Iniciando o processo de Instalação:

- PASSO 1: arquivos de instalação

Para instalar o sistema, devem ser baixados os dois arquivos na pagina de download e instalados na ordem abaixo, executando todos os dois arquivos como administrador . Após rodar os arquivos, um atalho do sistema será criado na sua área de trabalho, no entanto para acessar o sistema precisaremos antes, fazer algumas configurações.

Lembrando que é recomendável, antes de prosseguir para a instalação, desabilitar o anti-vírus, ou colocar exceção nas pastas do sistema.

  • 1º - Instalador , este arquivo deve sempre ser baixado quando for executar uma instalação e em seguida deve-se rodar uma das versões abaixo.

  • 2º - Atualizadores

    • Stable : última versão oficial do E-Trade, não tem bugs conhecidos.
    • Unstable : versão com os recursos mais recentes do sistema, essa versão pode ter bugs.
recomendamos caso for necessário a instalação dessa versão Unstable, que o cliente seja notificado que estará utilizando uma versão instável e que poderá ter bugs ou erros inesperados, cabendo a ele decidir se corre esse risco. Deixe-o ciente, se ele não prefere aguardar até que o recurso desta versão instável (unstable) vá para a versão estável (stable). Apenas instale essa versão nos clientes que realmente precisem de algum recurso dela.

- PASSO 2: Configuração de servidor

Em instalações de Servidor, ou caso o cliente tenha apenas um micro sendo principal, deve ser instalado o SQL versão 2014 para uso do sistema.

Recomendamos que instale também o management studio juntamente ao sql para facilitar suportes futuros.

Após rodar os arquivos acima e instalar o sql (quando necessário), será gerado a Pasta E-trade dentro do seu Disco local C, esta é a pasta principal para uso do sistema, contendo todos os demais softwares da VrSystem e os arquivos de configuração e do banco de dados.

  • Dentro da pasta E-trade deve ser sempre verificado e configuradas as permissões de controle total nas suas propriedades para que possa ser acessado o sistema.

permiss-o-na-pasta

  • Dentro da pasta E-trade, deve ser inserido o banco padrão do estado, substituindo o banco inicial que vem na pasta depois de rodar os arquivos, pois este banco vem vazio e o do estado já vem com algumas configurações básicas para iniciar o uso. baixe o banco padrão no portal: Banco Padrão .

  • Inserido o banco padrão, deve-se anexar o banco de dados ao SQL para iniciar o uso do sistema, para realizar este procedimento, deve ser aberto na pasta E-trade o software LIGA BASE executando como administrador e clicando no botão Ligar Base.

    liga-base

  • Após ligar a base, deve-se verificar se o banco esta em uma versão equivalente ao sistema. Para isso, executamos o Update automatic, para fazer esse procedimento. A versão apresentada no E-trade é a versão do Sistema, já a versão presente no update automatic é a versão do Banco de Dados. Ambos os campos abaixo devem estar iguais, caso o do update automatic esteja menor, deve se clicar em executar. Caso o do E-trade seja o menor, deve se atualizar o sistema para uma versão equivalente.

vers-es

- PASSO 3: Primeiro acesso ao Sistema

Depois de fechar o update automatic o E-trade será aberto automaticamente, no primeiro acesso ao sistema, deve-se clicar em entrar na tela de login e colocar as informações do cliente de acordo com o cadastro do portal.

Caso não tenha acesso ao portal ou precise ainda cadastrar um novo cliente, entre em contato com o nosso setor comercial no WhatsApp (24) 998844551 ou no link direto do WhatsApp comercial
  • Nome empresa: Nome para identificação da Filial.
  • Nome do usuário 1: Recomendamos colocar o usuario 1 para ser o login do suporte, pode nomear como suporte com o nome da revenda para que não seja utilizado por clientes.
  • Senha: definir o padrão do suporte para todos os clientes.
  • Serial: informe o serial do E-trade que se encontra no portal, dentro do cadastro do cliente.

configura-es-iniciais

SE O SEU CLIENTE VAI UTILIZAR O E-TRADE EM APENAS 1 MICRO, SUA INSTALAÇÃO ACABA AQUI ! SOMENTE SE PRECISAR USAR EM MAIS DE UM MICRO VERIFIQUE O RESTANTE DO MANUAL ABAIXO.

Configurando estação para acesso direto em rede:

Se vai utilizar o E-trade em outros computadores da sua rede precisaremos de configurar o acesso ao SQL na rede. Esta configuração faz com que o sistema nas estações acesse diretamente o banco do servidor e fique dependente do mesmo, ou seja, caso o servidor desligue ou o serviço do SQL pare, as estações também param.

caso precise que as estações fiquem independentes, ou seja, cada uma com seu banco, utilizamos as configuração do Bridge, caso precise configurar consulte o manual: como configurar o bridge

- PASSO 1: Configurando o servidor

Para que a estação consiga se conectar ao servidor, deve-se habilitar as portas da rede no SQL e no Firewall, seguindo os procedimentos abaixo:

Configurando no Firewall:

- Abra o Firewall com CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS

Firewall-conf-avan-ada

- Selecione uma REGRA no canto esquerdo e clique em NOVA REGRA no canto direito, depois selecione PORTA e clique em AVANÇAR

(o procedimento abaixo deve ser feito exatamente igual para regra de entrada e regra de saída, deve ser criado um em cada)

nova-regra

- deve-se inserir a numeração da porta no campo PORTAS LOCAIS ESPECIFICAS, depois clicar duas vezes em AVANÇAR

(recomendamos para usa no rede interna a porta 1434)

1434

- Por ultimo, nomeie a porta identificando qual a sua numeração para facilitar na visualização.

fim

Configurando no SQL CONFIGURATION MANAGER:

- Abra o EXECUTAR do Windows e cole o comando para abertura do manager: sqlservermanager12.msc

sqlservermanager12-msc

- HABILITAR a configuração de REDE TCP-IP para o protocolo do SQL2014.

tcp-ip

- Dê duplo clique sobre o TCP-IP depois de habilitado, vá em ENDEREÇOS IP e informe a porta dentro de IPALL na PORTA TCP, clique em OK e depois REINICIE o serviço do SQL.

endere-o-IP

FEITAS AS CONFIGURAÇÕES DE PORTA NO SERVIDOR, ANOTE O IP DO MESMO, POIS IREMOS PRECISAR DELE. AGORA PODEMOS PROSSEGUIR PARA A ESTAÇÃO.

- PASSO 2: Configurando a estação

Para instalar o sistema na estação, devem ser baixados os dois arquivos na página de download e instalados na ordem abaixo, executando todos os dois arquivos como administrador , assim como a instalação no servidor.

  • 1º - Instalador : sempre rodar

  • 2º - Atualizadores: usar o mesmo usado no servidor

    • Stable
    • Unstable

Feita a instalação dos arquivos, deve ser verificado e configuradas as permissões de controle total nas propriedades da pasta E-trade para que possa ser acessado o sistema.

permiss-o-na-pasta

  • Depois de inseridas as permissões na pasta, deve ser configurado o acesso da estação direto no servidor, esse procedimento é feito via ArqID.Este arquivo deverá conter IP da máquina que será o servidor (IP que anotamos no fim do passo 1) da seguinte maneira:
IP_SERVIDOR\NOME_INSTANCIA_SQL,PORTA_SQL
192.168.0.1\SQL2014,1434

arqid

  • Dentro da pasta E-trade, deve ser inserido o banco padrão do estado, substituindo o banco inicial que vem na pasta depois de rodar os arquivos, pois este banco vem vazio e o do estado já vem com algumas configurações básicas para iniciar o uso. baixe o banco padrão no portal: Banco Padrão .

  • Inserido o banco padrão, deve-se anexar o banco de dados ao SQL para iniciar o uso do sistema, para realizar este procedimento, deve ser aberto na pasta E-trade o software LIGA BASE executando como administrador e clicar no botão Ligar Base.

    liga-base

  • Após ligar a base, deve-se verificar se o banco está em uma versão equivalente ao sistema. Para isso, executamos o Update automatic, para fazer esse procedimento. A versão apresentada no E-trade é a versão do sistema, já a versão presente no update automatic é a versão do banco de dados. Ambos os campos abaixo devem esta iguais, caso o do update automatic esteja menor, deve se clicar em executar. Caso o do E-trade seja o menor, deve se atualizar o sistema.

vers-es

  • Feito todos os Procedimentos acima, o sistema esta pronto para uso.

Caso tenha problemas ou dificuldades em instalar o sistema, entre em contato com o nosso suporte:

  • Telegram: (24) 998844551 ou link direto Suporte Partners

  • Numero dos Ramais: (21) 2042-2348 e (24) 3512-3926

Caso precise marcar um treinamento entre em contato com o setor comercial:

Atendemos no Telegram de 08:00 às 19:00 após esse horário atendemos até às 23:00 apenas por ligações nos nossos ramais.







Copyright © 2014. All Rights Reserved